Entenda como que o perfume é feito

Entenda como que o perfume é feito

Os perfumes são uma das opções mais procuradas para se presentear alguém especial, mas nem sempre quem compra esse produto sabe como acontece o seu processo de produção. Os perfumes vão além de uma composição de aromas, eles funcionam quase como uma porção encantada que conquista e faz viver novamente memórias. 

Pensando em mostrar como esse produto especial chega às lojas, vamos explicar ao decorrer desse texto como acontece a produção dos perfumes. 

A extração dos óleos essenciais 

Os óleos essenciais são substâncias aromáticas que podem ser encontradas nas estruturas de algumas plantas. Por meio do processo de extração desses aromas concentrados, é possível conseguir as substâncias aromáticas.

Existe mais de um método para realizar a extração dos óleos essenciais, confira quais são eles: 

Destilação a vapor: esse é um dos métodos mais usados para a extração de óleos essenciais. Ele acontece quando o material vegetal é submetido à ação do vapor d’água, o que extrai o óleo através do chamado “arraste vapor”. O vapor passa por meio do tecido da matéria-prima e retira o óleo que está dentro das glândulas. No fim do processo, a mistura obtida passa pela destilação, no qual é separada a água do óleo essencial. 

Hidrodestilação: esse método costuma ser usado nos laboratórios. Nele a matéria-prima vegetal é mergulhada, e a extração acontece em uma temperatura inferior a 100°C. Mesmo a destilação sendo mais devagar e com menor rendimento, a perda de compostos sensíveis é evitada. 

As demais são: 

  • Extração por solventes;
  • Enfleurage; 
  • Fluidos supercríticos.

Composição dos perfumes em geral 

Os perfumes possuem em sua composição basicamente três ingredientes principais, o álcool, óleos essenciais e água. Ainda assim, existem outros muitos ingredientes que os fabricantes de perfumes podem utilizar para desenvolver características aromáticas ao perfume. A fórmula de um perfume é normalmente mantida em segredo pelas empresas. 

A mistura dos óleos essenciais com água e álcool não serve para fazer com que o perfume renda mais frascos, que acaba sendo o pensamento de muitas pessoas. Na verdade, isso é feito porque é necessário para diluir os óleos essenciais. Os óleos essenciais costumam ser extremamente concentrados, fazendo que eles tenham um cheiro nada agradável em seu estado bruto. Quando a mistura acontece, os aromas são espalhados de uma maneira mais igualitária, o que gera uma experiência mais agradável para os clientes que experimentam os produtos. 

Para identificação mais fácil, os perfumes são separados por famílias olfativas: floral – extraído de flor e com um aroma fresco, os verdes contam com um aroma que remete a folhas, o Chipre – formado por flores e frutas. Temos também as orientais, a frutal e a fougére.

Compre os melhores perfumes contratipo na Cenic Parfum 

A Cenic Parfum é uma loja online que desenvolve produtos com alto padrão de qualidade e intensa fixação, que garantem que a identidade de seu perfume predileto se mantenha por um longo período, variando de 8 a 12 horas.Confira as opções de perfumes contratipo no site!

/ / Perfumes Femininos, Perfumes Masculinos

You must be logged in to post a comment.